Tamanho da Letra

Ano Nacional do Laicato

A missão do leigo se realiza de modo que seu testemunho e sua atividade contribuam para a transformação das realidades, segundo o Evangelho (cf. Documento de Aparecida n. 210). “Louvo e bendigo a Deus pelos leigos e leigas que vivem sua vocação no mundo, no meio da sociedade, na família, no trabalho, na política, no movimento popular (em defesa dos direitos sociais, da natureza, da justiça e da paz), sendo nesses ambientes ‘sal da terra e luz do mundo’ (cf. Mt 5,13-14) como pede Jesus”.

O Ano Nacional do Laicato teve início em 26 de novembro de 2017 e será encerrado em 25 de novembro de 2018. O objetivo geral é: celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.

Façamos uma reflexão sobre o tema….temos a consciência da identidade e missão dos leigos e leigas na igreja?

 

Para refletir

A Igreja no Brasil proclamou a celebração do Ano do Laicato. O que é ser leigo na Igreja? Na sociedade? Como podemos nos envolver mais e ajudar o mundo a ser melhor?

Você Sabia

Leigo significa “do povo”. Os leigos são todos cristãos que, pelo batismo, estão incorporados em Cristo e, não pertencendo ao clero (bispos, sacerdotes, diáconos), participam na missão da Igreja no mundo.