Tamanho da Letra

Comunidade Imaculada Conceição

IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO
Ano de criação: 1985
Rua José Pinto de Moura, 20 Jardim Guanabara 31742-324
ônibus 66 / 702 / 707 / 719
Mês da Festa da Padroeira: novembro/dezembro
Missa Solene: Dia 8 de dezembro

HISTÓRIA 

Inicialmente o bairro Jardim Guanabara não se constituia em comunidade distinta (hoje Comunidade Imaculada Conceição e Comunidade Santo Inácio). Havia em sua planta a demarcação de um terreno doado por uma moradora para a construção de uma Igreja, mas esta ainda não existia e as pessoas participavam das celebrações eucarísticas na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Floramar.

Com o tempo os moradores começaram a se unir e sentiram a necessidade de construir uma igreja onde pudessem professar sua fé, enquanto comunidade. Nesse período chegou à comunidade Nossa Senhora Aparecida o Pe. Jose Flávio que dispendeu especial atenção ao bairro Jardim Guanabara. As celebrações começaram então a serem rezadas nas casas das famílias do bairro.

Nessa época houve um movimento para adquirir o terreno destinado à construção da igreja. A associação do bairro propôs uma troca de terreno para os moradores, porém, o novo terreno não possuía escritura e isso impossibilitou a construção da igreja. Construiu-se, então, um pequeno cômodo que servia de abrigo para as celebrações eucarísticas, fundando-se assim a Comunidade Imaculada Conceição.

Os moradores, depois de anos de luta, junto à Prefeitura conseguiram que o terreno fosse desapropriado e liberado para a comunidade construir a Igreja. E, no dia 8 de dezembro de 1986, foi celebrada a primeira missa onde hoje se encontra a Igreja Imaculada Conceição.

Dias depois a comunidade festejou a entrega do documento de posse do terreno tendo presente no local, autoridades do governo e eclesiais.

Iniciou-se a batalha pela construção da atual igreja. Após aprovada a planta da igreja, construiu-se um altar de alvenaria e colocou-se uma cruz, e a partir desse dia passaram a celebrar aos domingos às 18 horas, e com muita boa vontade, deu início aos mutirões de construção.

No dia 8 de dezembro de 1992, foi realizada a primeira missa no segundo piso da construção, que seria realmente destinado às celebrações eucarísticas.

Desde então, a comunidade vem trabalhando e, hoje, está em fase de acabamento e novas atividades pastorais e culturais continuam e outras vem surgindo de acordo com as necessidades e desejos dos paroquianos.

Para refletir

A Igreja no Brasil proclamou a celebração do Ano do Laicato. O que é ser leigo na Igreja? Na sociedade? Como podemos nos envolver mais e ajudar o mundo a ser melhor?

Você Sabia

Leigo significa “do povo”. Os leigos são todos cristãos que, pelo batismo, estão incorporados em Cristo e, não pertencendo ao clero (bispos, sacerdotes, diáconos), participam na missão da Igreja no mundo.