Tamanho da Letra

Dom Serafim, um amigo da Paróquia São Francisco Xavier

A Paróquia foi criada oficialmente em 28 de outubro de 1993, como desmembramento da antiga Paróquia Cristo Operário (de 1968), de grande extensão territorial, na zona norte da capital mineira, pelo então arcebispo Dom Serafim Fernandes Araújo.

A decisão de criar a Paróquia deu-se, de fato, em março daquele ano. Dom Serafim chamou o jesuíta designado para a Paróquia Cristo Operário e falou da sua disposição. O jesuíta lhe expôs um problema: as comunidades do setor onde seria a nova paróquia surgiram de modo quase autônomo, e daí haveria dificuldade para determinar qual das igrejas seria a matriz, pois a escolha de uma certamente causaria descontentamento nas outras. D. Serafim respondeu com um de seus repentes geniais: “Precisa de matriz, não. Vamos acabar com a ditadura da matriz!”. Era o que o interlocutor queria ouvir. O novo pároco, então, propôs dar como padroeiro à nova paróquia São Francisco Xavier, como justa homenagem aos jesuítas que, desde os anos 50, vinham prestando serviços na região, além de significar uma designação original na Arquidiocese.

          A partir da intuição de D. Serafim, surgiram procedimentos novos que ajudariam a multiplicar lideranças, criar uma sensibilidade solidária entre as  comunidades e um encaminhamento diferenciado de atribuições típicas de uma paróquia.

Fonte: Trecho do livro “A serviço do Evangelho” , por Francisco G.F. Moraes

Para refletir

“Ide e fazei discípulos todos os povos”. Recorda-nos que, pelo batismo, tornamos-nos participantes da missão da Igreja.

Você Sabia

Em outubro as comunidades Nossa Senhora Aparecida e São Judas Tadeu celebram seus padroeiros com eventos religiosos e culturais.