Tamanho da Letra

Jesuítas

Primeiros Jesuítas: Xavier, Inácio e Fabro

Estes três homens do século XVI foram cidadãos do mundo e hoje, no século XXI, seguem inspirando nossa visão de mundo. Sempre atentos à figura de Jesus, percorreram juntos um caminho, fizeram do mundo sua casa e fundaram para Jesus sua Companhia.

Eles se conheceram em Paris no ano de 1529. Chegaram para estudar na Universidade: Xavier, queria triunfar, se sentir vencedor; Fabro, um homem do campo, pretendia progredir com os estudos; e Inácio buscava um título acadêmico para que o autorizassem pregar o evangelho. 

Como universitários, ajudavam-se, dividindo o mesmo quarto, a mesma pensão, a mesma economia e ao final, os mesmos sonhos. Ali nasceu uma grande amizade que os levou a uma mesma aventura e teve como centro a figura de Jesus.

Os três amigos de Paris são três homens que se encontraram nas aulas da universidade, três homens cheios de desejos, com histórias diferentes, que a partir de Paris lançaram um olhar sobre o mundo e juntos decidiram servir.

Para refletir

“Evangelizar é atrair os afastados com o nosso testemunho, é aproximar-se humildemente daqueles que se sentem longe de Deus e da Igreja.” (Papa Francisco)

Você Sabia

O papa Francisco elevou as duas igrejas que fazem parte do conjunto arquitetônico da Serra da Piedade à condição de basílicas. A Ermida da padroeira do Estado, capela do século 18 que guarda a imagem da Nossa Senhora feita por Aleijadinho, passará a se chamar Basílica Ermida da Padroeira de Minas Gerais. Já a igreja das Romarias, edificada nos anos 70 para acolher as grandes peregrinações, será chamada de Basílica Estadual Nossa Senhora da Piedade.