Tamanho da Letra

Jesuítas

Primeiros Jesuítas: Xavier, Inácio e Fabro

Estes três homens do século XVI foram cidadãos do mundo e hoje, no século XXI, seguem inspirando nossa visão de mundo. Sempre atentos à figura de Jesus, percorreram juntos um caminho, fizeram do mundo sua casa e fundaram para Jesus sua Companhia.

Eles se conheceram em Paris no ano de 1529. Chegaram para estudar na Universidade: Xavier, queria triunfar, se sentir vencedor; Fabro, um homem do campo, pretendia progredir com os estudos; e Inácio buscava um título acadêmico para que o autorizassem pregar o evangelho. 

Como universitários, ajudavam-se, dividindo o mesmo quarto, a mesma pensão, a mesma economia e ao final, os mesmos sonhos. Ali nasceu uma grande amizade que os levou a uma mesma aventura e teve como centro a figura de Jesus.

Os três amigos de Paris são três homens que se encontraram nas aulas da universidade, três homens cheios de desejos, com histórias diferentes, que a partir de Paris lançaram um olhar sobre o mundo e juntos decidiram servir.

Para refletir

A Igreja no Brasil proclamou a celebração do Ano do Laicato. O que é ser leigo na Igreja? Na sociedade? Como podemos nos envolver mais e ajudar o mundo a ser melhor?

Você Sabia

Leigo significa “do povo”. Os leigos são todos cristãos que, pelo batismo, estão incorporados em Cristo e, não pertencendo ao clero (bispos, sacerdotes, diáconos), participam na missão da Igreja no mundo.