Tamanho da Letra

Obra Social

Fundada em 30 de maio de 2006, a Casa Recriar Obras Sociais, é uma associação sem fins econômicos que atua na região territorial da Paróquia São Francisco Xavier, compreendendo todas as suas comunidades paroquiais e tem por finalidades:

  • a promoção humana em todos os seu aspectos nas áreas social, econômica, ambiental, cultural, saúde, educativa e formativa.

Para o cumprimento destes objetivos poderá entre outros meios desenvolver:

  • promoção e melhoria da própria comunidade, prestando diretamente, solicitando ou conveniando serviços de Assistência Social, promoção humana e educação, que visem todas as faixas etárias e, sobretudo as camadas mais carentes da população;
  • trabalhar no estudo das soluções dos problemas que afetam a coletividade, e na criação de instrumentos de ação legal e de reivindicação dos direitos básicos das famílias e da população junto aos poderes públicos constituídos;
  • atividades de educação;
  • ações de proteção à criança e adolescentes;
  • promoção de iniciativas que visem o acesso à assistência médica e a educação sanitária básica;
  • ações de orientação e apoio sócio-educativo às famílias.

A associação é constituída por número limitado de associados, que serão admitidos, a juízo da diretoria, dentre pessoas idôneas. São eles:

  • representantes das áreas e gurpos sociais da paróquia;
  • representante da área social aprovado e indicado pelo conselho pastoral comunitário;
  • responsável da área social da paróquia aprovado e indicado pelo pároco;
  • o pároco da Paróquia São Francisco Xavier;
  • honorários, aqueles que se fizerem credores dessa homenagem por serviços de notoriedade prestados à Associação, por proposta da diretoria à Assembleia Geral.

Cabe aos associados cumprirem seus direitos e deveres.

A associação é administrada por Assembleia Geral, Diretoria e Conselho Fiscal. É regida por Estatuto que está disponível na Casa Paroquial.

 

Tem como padroeiro, SANTO ALBERTO HURTADO, SJ

alberto hurtado

Religioso Jesuíta, sempre teve um coração muito sensível à dor dos pobres e aos marginalizados. Sente-se impulsionado a lutar para anunciar-lhes a mensagem de Cristo e por mudar sua situação.

Seu olhar para os pobres não é um olhar das pesquisas e estatísticas, mas o olhar do evangelho, o olhar do irmão: “Eu sustento que cada pobre, cada mendigo, cada andarilho é Cristo em pessoa que carrega sua cruz. E como Cristo devemos amá-los e ampará-los. Devemos tratá-los como um irmão”.

alberto hurtado.1

Nasceu em 22 de janeiro de 1901 no Chile. Um século depois ele é oficialmente proclamado santo.

Ao fim, no dia 18 de agosto de 1952, junto de seus companheiros jesuítas e de muitas outras pessoas, entregou santamente a sua alma a Deus, Nosso Senhor, com toda paz e tranquilidade.

alberto hurtado.2

SUA ESPIRITUALIDADE

“Meu ideal é ser outro Cristo, trabalhar com Ele, dar a cada problema sua solução. Que faria Cristo se estivesse em meu lugar”?

Para refletir

Como filhos e filhas da mãe de Jesus, meditemos: O que desejamos pescar? Em qual rio lançamos nossas redes? Como experimentamos espiritualmente a presença materna de Nossa Senhora Aparecida na labuta do dia a dia?

Você Sabia

Outubro, mês do jubileu de Nossa Senhora Aparecida, “300 anos de bênçãos” e que nos separam do encontro da pequenina imagem negra nas águas do Rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo.