Tamanho da Letra

Casa Madre São José

Centro de Apoio Comunitário Madre São José

Fundado em 05 de julho de 1998 é uma associação sem fins econômicos que está situado na Rua Áurea Rocha Madeira, 220, bairro Tupi.Pedreira e atua na região territorial da Paróquia São Francisco Xavier, desde agosto/2011, compreendendo todas as comunidades e tem por finalidade desenvolver trabalhos sociais com a comunidade e cursos de capacitação e profissionalização, formar grupos de assistência às mulheres, crianças, adolescentes, jovens, idosos e prestar atendimento às famílias carentes.

Pela sua localização cabe ainda:

A promoção e melhoria da própria comunidade, prestando diretamente, solicitando ou conveniando serviços de assistência social, promoção humana e educação, que visem todas as faixas etárias e sobretudo as camadas mais carentes da população;

Trabalhar no estudo das soluções dos problemas que afetam a coletividade, e na criação de instrumentos de ação legal e de reivindicação dos direitos básicos das famílias e da população junto aos poderes públicos constituídos;

Desenvolver atividades de educação.

  • Uma breve história…

Esta casa pertencia as Irmãs Maristas – congregação que reside e atua na Paróquia há alguns anos em diversos ministérios (catequese, Juventude, ação social, formação de lideranças…) – e tinha por finalidade inicial ser uma Casa Ambulatorial, acolher portadores do vírus HIV, principalmente, aqueles que vinham de cidades do interior para se tratarem em Belo Horizonte, que muitas vezes eram abandonados ou esquecidos pelas famílias em função de o preconceito naquela época ser muito maior e não ter tanta informação sobre a doença.

com o passar do tempo, a ideia inicial foi enfraquecendo pelo fato de o governo dar melhores condições de atendimento e acolhida aos portadores, e também, muitas dificuldades foram encontradas, impossibilitando a casa de realizar alguns projetos.

Então, a congregação começou a pensar em outra forma de usar a casa, e a principal ideia foi que a própria comunidade pudesse usufruir desse espaço. Sendo a casa confiada aos leigos na sua organização e desenvolvimento através de um estatuto e a paróquia como parceira, e tendo o apoio das irmãs com certeza o objetivo será alcançado.

Este foi o desejo celebrado no último dia 20 de maio, data de inauguração do novo espaço que contou com a participação da atual diretoria – muitos deles desde o início da casa – e mais, conselheiros da paróquia, associados e moradores da comunidade.

 

Madre São José
Primeira irmã Marista

 

Para refletir

Como filhos e filhas da mãe de Jesus, meditemos: O que desejamos pescar? Em qual rio lançamos nossas redes? Como experimentamos espiritualmente a presença materna de Nossa Senhora Aparecida na labuta do dia a dia?

Você Sabia

Outubro, mês do jubileu de Nossa Senhora Aparecida, “300 anos de bênçãos” e que nos separam do encontro da pequenina imagem negra nas águas do Rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo.