Tamanho da Letra

Casa Recriar

Este espaço a serviço da promoção e valorização da vida junto à comunidade do bairro Jardim Felicidade, tem como objetivo, criar, acolher e desenvolver todo tipo de atividade que promova as pessoas no campo educacional, profissional e social.

CONHEÇA MAIS A CASA RECRIAR…

Para atender a demanda de serviços de desenvolvimento humano na região da paróquia, sobretudo do bairro Felicidade, formado há 25 anos por famílias pobres que para livrar de aluguéis caros, se instalaram em terreno desapropriado pela Prefeitura de Belo Horizonte, e ali iniciou a CASA RECRIAR em 1988.

A realidade do bairro era de muitas lutas e dificuldades por parte das famílias qua ali chegavam. Tudo estava por iniciar. Não havia posto de saúde e a água era escassa. As famílias tentavam construir suas casinhas sem recursos e o que sobrava era insuficiente para alimentar seus filhos e com isso a desnutrição aumentava.

Existia na comunidade um grupo de mulheres que, com ajuda da Congregação das Irmãs da Divina Vontade, começaram a se organizar como agentes de saúde, surgindo a a Pastoral da Criança. Mas como a demanda era grande e de emergência as agentes não estavam conseguindo atender a tantas crianças desnutridas, ficando tristes e angustiadas. A partir desta situação começou a discussão para fazer algo a mais, surgindo assim a idéia do Projeto RECRIAR.

Uma agente de saúde relata: “Foi a Divina Providência, pois tínhamos esse espaço, destinado a um trabalho social para à comunidade, nele um salão, uma pequena cozinha e muito amor para as crianças. Quem tinha uma vasilha a mais em casa foi colocando à disposição, outras correram atrás de mantimentos e assim fomos caminhando com Projeto, com muita fé e coragem. Não tínhamos escolhido o nome. Em uma reunião sugeri que fosse RECRIAR e todas concordaram”.

Assim surgiu a primeira atividade, um projeto de alimentação alternativa. As agentes, que hoje chamamos de líderes eram responsáveis por fazer o almoço e as mães colaboravam com a limpeza do local.

Com este projeto começaram a desenvolver outras atividades no pouco espaço físico, que passou a chamar Casa Madre Gaetana Sterni, uma obra social ligada a Paróquia São Francisco Xavier, hoje OBRAS SOCIAIS CASA RECRIAR.

A Casa não é uma entidade jurídica autônoma. Não tem convênio com nenhum órgão público, portanto, toda sustentação financeira é conseguida através de doação e promoções que são feitas com a ajuda da própria comunidade, outras comunidades e da Paróquia.

Atualmente, existem coordenadores de cada atividade, que juntamente com a Coordenadora da área de Ação Social da Paróquia, se reúnem uma vez por mês para discutir e tomar decisões referente aos trabalhos, atividades, parcerias e manutenção e desenvolvimento da Casa.

Atualmente existem as seguintes atividades:
– Pastoral da Criança
Atende crianças de 0 a 6 anos e tem como prioridade conscientizar a família/mãe na prevenção e cuidado da saúde e seus fatores como desnutriçaõ, higiene, vacinação e outros.
– Projeto Maria Maria
Grupo de mulheres atendidas pela saúde mental que desenvolvem pinturas de autoretrato;
– Projeto Maria Felicidade – Economia Solidária
Grupo de senhoras responsáveis pela desenvolvimento de artesanatos em geral;
– Grupo de trabalhos manuais
É um grupo da própria casa, acompanhado por uma religiosa, com objetivo de aprendizagem e interação social;
– Teatro
Atividade artística com jovens de 12 a 24 anos;
– Grupo Renascer
Grupo de convivência da terceira idade;
– Ginástica Lian Gong
Prática de exercícios para a qualidade de vida;
– Sala Nossa
Espaço de figurinos, adereços, fantasias…para empréstimo à comunidade;
– AA – Alcoolicos Anôninmos
Reuniões com temas pedagógicos e atividades com os alcoolicos e familiares;
– Casa do Brincar – parceria com a PBH
Espaço para crianças de 0 a 6 anos fortalecer o vínculo familiar, através de brincadeiras;
– Atendimento Jurídico e Psicológico

A CASA RECRIAR fica localizada na rua Madre Gaetana Sterni, (antiga) Rua Sessenta, 27 Jardim Felicidade em Belo Horizonte.

Faça uma visita a esta obra social e se torne um(a) amigo(a) da CASA.

Maiores informações na Casa Paroquial – 31 3309-9677 – Fátima ou Casa Recriar – 3435-2837

casa.recriar.1.oficial.2012

Para refletir

“Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. Muito mais agora, que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira por ele.” Rm 5,6-11

Você Sabia

Recomeça o Tempo Comum que é dado pela leitura contínua do Evangelho. Cada texto proclamado nos coloca no seguimento de Jesus Cristo, desde o chamamento dos discípulos até os ensinamentos a respeito dos fins dos tempos.