Tamanho da Letra

São Pedro Fabro

Fabro – um homem de grandes aventuras interiores

Diferente de seu grande amigo Xavier, Pedro Fabro nasce em uma família simples na Alta Sabóia, em 1506. Desde pequeno teve interesse em educar-se e sua família decidiu enviá-lo a estudar, deixando de lado o pastoreio e os trabalhos no campo que se ocupavam seus pais. Fabro era um jovem simples, bondoso e muito aplicado aos estudos.

Desde sua infância, inclinava-se sacerdócio. Foi um protagonista da Contra Reforma. Assistiu a encontros e diálogos com luteranos, sempre aconselhando, ajudando com os Exercícios Espirituais que em palavras do próprio Inácio, “era quem melhor os orientava”.

Foi também um missionário, percorrendo diversos países da Europa: Alemanha, Espanha e Portugal. Fabro foi um homem de Deus, de fervor, de diálogo espiritual. Apesar de frequentes tribulações interiores, esteve em constante busca de Deus.

Para refletir

O homem é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus Nosso Senhor, e assim salvar a sua alma. E as outras coisas sobre a face da terra são criadas para o homem, para que o ajudem a alcançar o fim para que é criado. E.E. 23

Você Sabia

A festa da paróquia surgiu com a necessidade de celebrar a paróquia e não o santo padroeiro. Acontece no mês de setembro, na Festa da Exaltação da Santa Cruz, cujo sentido é “se reunir à sombra desta árvore da vida e da ciência do bem e do mal, para retomar o fôlego e continuar seu caminho”.