Tamanho da Letra

São Pedro Fabro

Fabro – um homem de grandes aventuras interiores

Diferente de seu grande amigo Xavier, Pedro Fabro nasce em uma família simples na Alta Sabóia, em 1506. Desde pequeno teve interesse em educar-se e sua família decidiu enviá-lo a estudar, deixando de lado o pastoreio e os trabalhos no campo que se ocupavam seus pais. Fabro era um jovem simples, bondoso e muito aplicado aos estudos.

Desde sua infância, inclinava-se sacerdócio. Foi um protagonista da Contra Reforma. Assistiu a encontros e diálogos com luteranos, sempre aconselhando, ajudando com os Exercícios Espirituais que em palavras do próprio Inácio, “era quem melhor os orientava”.

Foi também um missionário, percorrendo diversos países da Europa: Alemanha, Espanha e Portugal. Fabro foi um homem de Deus, de fervor, de diálogo espiritual. Apesar de frequentes tribulações interiores, esteve em constante busca de Deus.

Para refletir

“Dar espaço a Deus na alma, significa empreender uma luta sem medida contra a própria natureza, é abraçar a própria cruz e abandonar-se à crucifixão” (Santa Teresa Benedita da Cruz)

Você Sabia

Os cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes sejam celebrados com alegria e exultação, como se fossem um só dia de festa, ou melhor, “como um grande Domingo”. Os Domingos deste tempo pascal sejam tido como Domingos da Páscoa.