Tamanho da Letra

São Pedro Fabro

Fabro – um homem de grandes aventuras interiores

Diferente de seu grande amigo Xavier, Pedro Fabro nasce em uma família simples na Alta Sabóia, em 1506. Desde pequeno teve interesse em educar-se e sua família decidiu enviá-lo a estudar, deixando de lado o pastoreio e os trabalhos no campo que se ocupavam seus pais. Fabro era um jovem simples, bondoso e muito aplicado aos estudos.

Desde sua infância, inclinava-se sacerdócio. Foi um protagonista da Contra Reforma. Assistiu a encontros e diálogos com luteranos, sempre aconselhando, ajudando com os Exercícios Espirituais que em palavras do próprio Inácio, “era quem melhor os orientava”.

Foi também um missionário, percorrendo diversos países da Europa: Alemanha, Espanha e Portugal. Fabro foi um homem de Deus, de fervor, de diálogo espiritual. Apesar de frequentes tribulações interiores, esteve em constante busca de Deus.

Para refletir

“Evangelizar é atrair os afastados com o nosso testemunho, é aproximar-se humildemente daqueles que se sentem longe de Deus e da Igreja.” (Papa Francisco)

Você Sabia

O papa Francisco elevou as duas igrejas que fazem parte do conjunto arquitetônico da Serra da Piedade à condição de basílicas. A Ermida da padroeira do Estado, capela do século 18 que guarda a imagem da Nossa Senhora feita por Aleijadinho, passará a se chamar Basílica Ermida da Padroeira de Minas Gerais. Já a igreja das Romarias, edificada nos anos 70 para acolher as grandes peregrinações, será chamada de Basílica Estadual Nossa Senhora da Piedade.