Tamanho da Letra

São Pedro Fabro

Fabro – um homem de grandes aventuras interiores

Diferente de seu grande amigo Xavier, Pedro Fabro nasce em uma família simples na Alta Sabóia, em 1506. Desde pequeno teve interesse em educar-se e sua família decidiu enviá-lo a estudar, deixando de lado o pastoreio e os trabalhos no campo que se ocupavam seus pais. Fabro era um jovem simples, bondoso e muito aplicado aos estudos.

Desde sua infância, inclinava-se sacerdócio. Foi um protagonista da Contra Reforma. Assistiu a encontros e diálogos com luteranos, sempre aconselhando, ajudando com os Exercícios Espirituais que em palavras do próprio Inácio, “era quem melhor os orientava”.

Foi também um missionário, percorrendo diversos países da Europa: Alemanha, Espanha e Portugal. Fabro foi um homem de Deus, de fervor, de diálogo espiritual. Apesar de frequentes tribulações interiores, esteve em constante busca de Deus.

Para refletir

A Igreja no Brasil proclamou a celebração do Ano do Laicato. O que é ser leigo na Igreja? Na sociedade? Como podemos nos envolver mais e ajudar o mundo a ser melhor?

Você Sabia

Leigo significa “do povo”. Os leigos são todos cristãos que, pelo batismo, estão incorporados em Cristo e, não pertencendo ao clero (bispos, sacerdotes, diáconos), participam na missão da Igreja no mundo.