Tamanho da Letra

Santo Inácio de Loyola

 Inácio – o peregrino apaixonado por Cristo

Inácio nasceu em 1491, um ano antes da chegada de Colombo à América. Educado entre a nobreza espanhola, desejava ser um cavaleiro e conquistar uma jovem dama da alta sociedade; mas, uma bala de canhão mudou seus planos.

Converteu-se em um peregrino. Percorria os caminhos da Europa medieval e da Terra Santa (dominada pelos turcos) somente para seguir as pegadas de Jesus. Chega a Jerusalém. Logo se deu conta de que não se tratava de pisar os mesmos caminhos que pisou Jesus em vida, mas de segui-Lo no mundo que o rodeava, junto das pessoas de sua época.

Por isso decide estudar. Embora não muito aplicado aos estudos, sua profunda experiência espiritual (registrada nos Exercícios Espirituais) e seu contato com a realidade converteram-no em um humanista. Buscava a Deus, que como um professor, ensinava-o. Partilhava sua experiência com Fabro, com Xavier e outros jesuítas, apostando na formação humana. Essa é uma tradição da Companhia de Jesus: a aposta no humano, em sua sintonia com Deus.

Para refletir

A Igreja no Brasil proclamou a celebração do Ano do Laicato. O que é ser leigo na Igreja? Na sociedade? Como podemos nos envolver mais e ajudar o mundo a ser melhor?

Você Sabia

Leigo significa “do povo”. Os leigos são todos cristãos que, pelo batismo, estão incorporados em Cristo e, não pertencendo ao clero (bispos, sacerdotes, diáconos), participam na missão da Igreja no mundo.