Tamanho da Letra

Santo Inácio de Loyola

 Inácio – o peregrino apaixonado por Cristo

Inácio nasceu em 1491, um ano antes da chegada de Colombo à América. Educado entre a nobreza espanhola, desejava ser um cavaleiro e conquistar uma jovem dama da alta sociedade; mas, uma bala de canhão mudou seus planos.

Converteu-se em um peregrino. Percorria os caminhos da Europa medieval e da Terra Santa (dominada pelos turcos) somente para seguir as pegadas de Jesus. Chega a Jerusalém. Logo se deu conta de que não se tratava de pisar os mesmos caminhos que pisou Jesus em vida, mas de segui-Lo no mundo que o rodeava, junto das pessoas de sua época.

Por isso decide estudar. Embora não muito aplicado aos estudos, sua profunda experiência espiritual (registrada nos Exercícios Espirituais) e seu contato com a realidade converteram-no em um humanista. Buscava a Deus, que como um professor, ensinava-o. Partilhava sua experiência com Fabro, com Xavier e outros jesuítas, apostando na formação humana. Essa é uma tradição da Companhia de Jesus: a aposta no humano, em sua sintonia com Deus.

Para refletir

Como filhos e filhas da mãe de Jesus, meditemos: O que desejamos pescar? Em qual rio lançamos nossas redes? Como experimentamos espiritualmente a presença materna de Nossa Senhora Aparecida na labuta do dia a dia?

Você Sabia

Outubro, mês do jubileu de Nossa Senhora Aparecida, “300 anos de bênçãos” e que nos separam do encontro da pequenina imagem negra nas águas do Rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo.