Tamanho da Letra

Santo Inácio de Loyola

 Inácio – o peregrino apaixonado por Cristo

Inácio nasceu em 1491, um ano antes da chegada de Colombo à América. Educado entre a nobreza espanhola, desejava ser um cavaleiro e conquistar uma jovem dama da alta sociedade; mas, uma bala de canhão mudou seus planos.

Converteu-se em um peregrino. Percorria os caminhos da Europa medieval e da Terra Santa (dominada pelos turcos) somente para seguir as pegadas de Jesus. Chega a Jerusalém. Logo se deu conta de que não se tratava de pisar os mesmos caminhos que pisou Jesus em vida, mas de segui-Lo no mundo que o rodeava, junto das pessoas de sua época.

Por isso decide estudar. Embora não muito aplicado aos estudos, sua profunda experiência espiritual (registrada nos Exercícios Espirituais) e seu contato com a realidade converteram-no em um humanista. Buscava a Deus, que como um professor, ensinava-o. Partilhava sua experiência com Fabro, com Xavier e outros jesuítas, apostando na formação humana. Essa é uma tradição da Companhia de Jesus: a aposta no humano, em sua sintonia com Deus.

Para refletir

O homem é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus Nosso Senhor, e assim salvar a sua alma. E as outras coisas sobre a face da terra são criadas para o homem, para que o ajudem a alcançar o fim para que é criado. E.E. 23

Você Sabia

A festa da paróquia surgiu com a necessidade de celebrar a paróquia e não o santo padroeiro. Acontece no mês de setembro, na Festa da Exaltação da Santa Cruz, cujo sentido é “se reunir à sombra desta árvore da vida e da ciência do bem e do mal, para retomar o fôlego e continuar seu caminho”.