Tamanho da Letra

Santo Inácio de Loyola

 Inácio – o peregrino apaixonado por Cristo

Inácio nasceu em 1491, um ano antes da chegada de Colombo à América. Educado entre a nobreza espanhola, desejava ser um cavaleiro e conquistar uma jovem dama da alta sociedade; mas, uma bala de canhão mudou seus planos.

Converteu-se em um peregrino. Percorria os caminhos da Europa medieval e da Terra Santa (dominada pelos turcos) somente para seguir as pegadas de Jesus. Chega a Jerusalém. Logo se deu conta de que não se tratava de pisar os mesmos caminhos que pisou Jesus em vida, mas de segui-Lo no mundo que o rodeava, junto das pessoas de sua época.

Por isso decide estudar. Embora não muito aplicado aos estudos, sua profunda experiência espiritual (registrada nos Exercícios Espirituais) e seu contato com a realidade converteram-no em um humanista. Buscava a Deus, que como um professor, ensinava-o. Partilhava sua experiência com Fabro, com Xavier e outros jesuítas, apostando na formação humana. Essa é uma tradição da Companhia de Jesus: a aposta no humano, em sua sintonia com Deus.

Para refletir

Quando quem crê escuta verdadeiramente no seu coração as palavras de Jesus: “Não tenham medo”, não se sente convidado a fugir de seus compromissos, mas alentado pela força de Deus a enfrentá-los.

José A. Pagola – Revista Mensageiro

Você Sabia

O processo da santificação é exercício diário. A santidade é caminho percorrido, é compromisso assumido, é amor doado, é saída de si. Há tantos santos e santas que estão bem próximos de nós.

Pe. Eliomar – Revista Mensageiro