Tamanho da Letra

São Francisco Xavier

Xavier – o homem que abraçou o mundo

Francisco Xavier nasceu em 1506 numa família de classe média alta. Aí cresceu como um homem de grandes conquistas, nos estudos e nas façanhas. Tinha grandes ambições: triunfar e ser prestigiado.

De temperamento forte e impetuoso, sempre quis chegar longe e o fez. Chegou a terras onde nunca haviam estado cristãos evangelizando. Quis ir além, aos mais distantes e mais desprezados. Nesta aventura, morreu com os olhos voltados para a China, mãe da civilização oriental. Xavier foi um missionário por excelência.

Enviado em missão, imediatamente deixou a Europa, terra e amigos para sair ao encontro de outros mundos, de novas culturas. Foi à India, à Malásia, às Ilhas Molucas (hoje Indonésia), até ao Japão e, gastou sua vida suas energias, aprendeu novas línguas e não parou de evangelizar, de falar do que o apaixonava, de Jesus, sempre buscando algo mais, amando mais, servindo mais, dando-se inteiramente.

Para refletir

A Igreja no Brasil proclamou a celebração do Ano do Laicato. O que é ser leigo na Igreja? Na sociedade? Como podemos nos envolver mais e ajudar o mundo a ser melhor?

Você Sabia

Leigo significa “do povo”. Os leigos são todos cristãos que, pelo batismo, estão incorporados em Cristo e, não pertencendo ao clero (bispos, sacerdotes, diáconos), participam na missão da Igreja no mundo.