Tamanho da Letra

São Francisco Xavier

Xavier – o homem que abraçou o mundo

Francisco Xavier nasceu em 1506 numa família de classe média alta. Aí cresceu como um homem de grandes conquistas, nos estudos e nas façanhas. Tinha grandes ambições: triunfar e ser prestigiado.

De temperamento forte e impetuoso, sempre quis chegar longe e o fez. Chegou a terras onde nunca haviam estado cristãos evangelizando. Quis ir além, aos mais distantes e mais desprezados. Nesta aventura, morreu com os olhos voltados para a China, mãe da civilização oriental. Xavier foi um missionário por excelência.

Enviado em missão, imediatamente deixou a Europa, terra e amigos para sair ao encontro de outros mundos, de novas culturas. Foi à India, à Malásia, às Ilhas Molucas (hoje Indonésia), até ao Japão e, gastou sua vida suas energias, aprendeu novas línguas e não parou de evangelizar, de falar do que o apaixonava, de Jesus, sempre buscando algo mais, amando mais, servindo mais, dando-se inteiramente.

Para refletir

E tu, ó Caridade, ó virgem do Senhor,
No amoroso seio as crianças tomaste,
E entre beijos – só teus — o pranto lhes secaste
Dando-lhes leito e pão, guarida e amor.

Machado de Assis, in ‘Crisálidas’

Você Sabia

Em setembro celebramos a Paróquia (não o santo padroeiro, celebrado em sua própria comunidade). A festa da paróquia tornou-se um modo de todas as 11 comunidades tomarem consciência de formar uma unidade dentro da igreja local.