Tamanho da Letra

Terço dos Homens

A oração do Terço de Nossa Senhora Senhora, praticada historicamente pelos fiéis católicos em todo o mundo, é uma excelente forma de meditação sobre os passos da vida de Jesus.

Eis a razão pela qual o Beato Papa João Paulo II ensinou que o Terço é uma oração contemplativa. A sua Exortação Apostólica Rosarium Virginis Mariae (16.01.2002) despertou em toda a Igreja um renovado interesse pela devoção do Rosário e seus efeitos continuam se propagando de forma encantadora por todo o mundo. É uma forma de contemplar Jesus com os olhos de Maria, tendo sido ela a criatura que mais perto esteve do Filho de Deus encarnado, durante toda a trajetória da Salvação. Nenhuma outra pessoa na terra esteve tão unida a Cristo quanto Maria. Desde a sua concepção até a morte na cruz, e ainda na ressurreição e após a ascensão, Maria está sempre presente e unida ao mistério de seu Filho, Jesus, Deus e Homem verdadeiros.

No Brasil, uma experiência relativamente nova tem chamado a atenção. São os grupos de Terço dos Homens que têm crescido intensamente nos últimos anos. As iniciativas são diversas, surgindo comunidades de homens aqui e acolá, que tomam a decisão de se reunirem para rezar o Terço, quando sempre uma vez por semana comunitariamente, mas às vezes diariamente em família ou ainda solitariamente.

Vem surgindo um esforço para que a oração do Terço seja momento de contemplação dos Mistérios de Cristo, associado ao louvor e à súplica a Maria, e ainda oportunidade de maior engajamento dos homens do Terço na vida litúrgica e pastoral de suas paróquias ou comunidades.

Espontaneamente, há muitos grupos no sentido de voltarem suas atenções para os pobres, realizando verdadeira obra social, caritativa e promocional, o que tem aliviado o padecimento de muitos irmãos empobrecidos e sofredores, vencendo, como podem, as situações de exclusão social.

O Terço dos Homens tem se revelado também como força de transformação e de verdadeiras conversões. Homens antes em descaminhos ou frios na fé, ao frequentar um grupo de Terço, têm mudado de vida e se libertado de situações degradantes próprias de quem vive longe de Deus.

Salve Maria, Salve Rainha!

 

Autor: Dom Gil Moreira – Arcebispo de Juiz de Fora | Texto extraído da Revista Ave Maria

 

Na Paróquia São Francisco Xavier, em algumas comunidades grupos já se reúnem para rezar o Terço, são elas: Nossa Senhora Aparecida, Imaculada Conceição, Santo Inácio, Sagrado Coração de Jesus, São Pedro, São Judas Tadeu e Nossa Senhora de Fátima.

Para refletir

A Igreja no Brasil proclamou a celebração do Ano do Laicato. O que é ser leigo na Igreja? Na sociedade? Como podemos nos envolver mais e ajudar o mundo a ser melhor?

Você Sabia

Leigo significa “do povo”. Os leigos são todos cristãos que, pelo batismo, estão incorporados em Cristo e, não pertencendo ao clero (bispos, sacerdotes, diáconos), participam na missão da Igreja no mundo.