Tamanho da Letra

Terço dos Homens

A oração do Terço de Nossa Senhora Senhora, praticada historicamente pelos fiéis católicos em todo o mundo, é uma excelente forma de meditação sobre os passos da vida de Jesus.

Eis a razão pela qual o Beato Papa João Paulo II ensinou que o Terço é uma oração contemplativa. A sua Exortação Apostólica Rosarium Virginis Mariae (16.01.2002) despertou em toda a Igreja um renovado interesse pela devoção do Rosário e seus efeitos continuam se propagando de forma encantadora por todo o mundo. É uma forma de contemplar Jesus com os olhos de Maria, tendo sido ela a criatura que mais perto esteve do Filho de Deus encarnado, durante toda a trajetória da Salvação. Nenhuma outra pessoa na terra esteve tão unida a Cristo quanto Maria. Desde a sua concepção até a morte na cruz, e ainda na ressurreição e após a ascensão, Maria está sempre presente e unida ao mistério de seu Filho, Jesus, Deus e Homem verdadeiros.

No Brasil, uma experiência relativamente nova tem chamado a atenção. São os grupos de Terço dos Homens que têm crescido intensamente nos últimos anos. As iniciativas são diversas, surgindo comunidades de homens aqui e acolá, que tomam a decisão de se reunirem para rezar o Terço, quando sempre uma vez por semana comunitariamente, mas às vezes diariamente em família ou ainda solitariamente.

Vem surgindo um esforço para que a oração do Terço seja momento de contemplação dos Mistérios de Cristo, associado ao louvor e à súplica a Maria, e ainda oportunidade de maior engajamento dos homens do Terço na vida litúrgica e pastoral de suas paróquias ou comunidades.

Espontaneamente, há muitos grupos no sentido de voltarem suas atenções para os pobres, realizando verdadeira obra social, caritativa e promocional, o que tem aliviado o padecimento de muitos irmãos empobrecidos e sofredores, vencendo, como podem, as situações de exclusão social.

O Terço dos Homens tem se revelado também como força de transformação e de verdadeiras conversões. Homens antes em descaminhos ou frios na fé, ao frequentar um grupo de Terço, têm mudado de vida e se libertado de situações degradantes próprias de quem vive longe de Deus.

Salve Maria, Salve Rainha!

 

Autor: Dom Gil Moreira – Arcebispo de Juiz de Fora | Texto extraído da Revista Ave Maria

 

Na Paróquia São Francisco Xavier, em algumas comunidades grupos já se reúnem para rezar o Terço, são elas: Nossa Senhora Aparecida, Imaculada Conceição, Santo Inácio, Sagrado Coração de Jesus, São Pedro, São Judas Tadeu e Nossa Senhora de Fátima.

Para refletir

Como filhos e filhas da mãe de Jesus, meditemos: O que desejamos pescar? Em qual rio lançamos nossas redes? Como experimentamos espiritualmente a presença materna de Nossa Senhora Aparecida na labuta do dia a dia?

Você Sabia

Outubro, mês do jubileu de Nossa Senhora Aparecida, “300 anos de bênçãos” e que nos separam do encontro da pequenina imagem negra nas águas do Rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo.